domingo, 9 de outubro de 2011

A utilidade é secundária. O que vale é o deslumbre.

Já vi as coisas mais "úteis" do mundo revelarem-se as maiores perdas de tempo. Já vi as coisas mais "inúteis" ou "estranhas" ou "sem razão" do mundo tornarem-se as mais incríveis e revolucionárias.

Já vi gente que acredita no que acredita estar por vir e gente que só acredita vendo. Mas nunca vi ninguém duvidar de resultados visíveis. Só vi gente duvidar que eles fossem possíveis antes de vê-los, e gente que tentou e tentou até chegar lá, fazendo os devidos ajustes no meio do caminho e as devidas retentativas quando dava errado. E que seguiu em frente enquanto outros achavam que ele/ela não deveria, pelos motivos X, Y e Z.

Já ouvi coisas assim antes e achei que era só pros outros. Resolvi tentar pra mim. E vi que funfa! E vejo que serve pra qualquer pessoa. Basta vc se dar um tapa na cabeça toda vez que começar a pensar coisas negativas, do tipo "ah, num é pra mim", "ah, eu num sirvo pra isso" etc. E acordar pro fato de que todo mundo que conseguiu grandes coisas nesse mundo também teve os mesmos dilemas, ansiedades e preocupações que vc quando se deparou com essas ideias.

Vc não é especial, fi ou fia :). Vc é como qualquer ser humano, com nóias, preocupações, coisas a perder etc. Vc tem medo de arriscar, assim como toda pessoa. Vc pensa nas possíveis consequências ruins, assim como toda pessoa. Vc prefere evitar conflitos consigo mesmo quando possível, assim como toda pessoa. Vc acha que certas coisas não se aplicam ao seu contexto específico que só vc conhece, assim como toda pessoa.

"Toda pessoa" inclui as maiores personalidades que já passaram por esse Planeta Terra. E a única coisa que essa galera faz de diferente de muitas pessoas é: escolhas. Eles/elas escolhem viver para o bem, viver para viver bem, viver para ser feliz e seguir seu caminho, seguir seus sonhos. E aprendem a deixar as preocupações de lado, mesmo que isso lhes cause muito medo. Aprendem a administrar seus medos para que eles sirvam não como freio da felicidade, apenas como instrumento da sensatez.

"Ver para crer" é fichinha perto de "crer para ver". Esse, sim, tem poder. Vc entendia 100% por quê ia pra escola? Vc entendia 100% por quê seus pais não te deixavam fazer o que quisesse? Vc entendia 100% o que era ter a profissão que vc tem hoje quando começou a estudá-la? Não. Vc simplesmente aceitava, às vezes por obrigação, que as coisas eram daquele jeito e pronto, seguia sua vida. Um dia, vc entendeu. E, quando entendeu, viu que foi bom que muitas coisas foram do jeito que foram. Enquanto vc estava meio perdido, vc apenas fez o que tinha que fazer, mesmo não entendendo direito como as coisas funcionavam, mesmo sem entender bem os porquês. E aposto que fez muitas coisas boas, mesmo vivendo dessa maneira "no escuro".

Viver "no escuro" não é um problema como parece. É uma coisa natural na vida. Escuros existem aos montes. Raras mesmo são as lanternas enormemente reluzentes, que normalmente a gente só conquista com muito esforço. Até chegarmos lá, temos que nos contentar com a mera chaminha presente dentro de nós, um guia sutil, que nos leva a bons lugares quando estamos em paz conosco mesmos. Essa chama um dia tornar-se-á uma grande luz, e pra isso basta vc alimentá-la.


Resumindo: faça do seu deslumbre a sua grande inspiração. Faça da sua vida uma grande inspiração. Faça de uma grande inspiração a sua vida.


É... Estou bastante contagiado pelo "momento Steve Jobs" que estamos vivendo :). Pra quem não viu o vídeo ou quiser rever, aí vai! Estou sempre citando e recitando-o aqui no blog, o eterno discurso show de bola que mudou minha vida e a de tantas pessoas nesse mundo. Só por causa desse discurso o cara já merece ir pro céu, e é lá que ele deve estar mesmo neste exato instante :).