segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Dois Mil E Sete

É fi... Adeus ano velho, feliz ano novo!

E esse velho ano de 2007... Meu, pra mim esse ano foi... Nem tenho palavras para descrever!!!

Foi demais, cara... Acho que nunca fiz tanta coisa em um ano só da minha vida! Nunca vivi tanta coisa diferente, nunca arrisquei tanto, nunca experimentei tanto, talvez nunca tenha aprendido tanto como nesse ano ímpar que foi 2007 (hã hã??).

Hoje eu estou aqui, na madrugada de véspera de natal, fazendo um post no meu blog... Blog este que nasceu em 2007 :)!

Exato um ano atrás estava eu lá (ou melhor, aqui mesmo), atrás de estágio... Conseguindo no Eldorado, ao mesmo tempo animado e tenso para começar meu primeiro emprego, morar sozinho, tudo e tal... Já faz um ano, véio!!

Hoje eu estou aqui, basicamente repetindo a história, mas de maneira diferente... Indo atrás do desejado emprego também em Campinas, agora como formado e com outra cabeça.

Cabeça essa que foi construída ao longo de 2007. Idéias novas que eu aprendi. Novas noções, novas formas de pensar e de agir. Novo repertório de ações, palavras, idéias. Novas habilidades sociais. Muito o que aprender ainda, muito já aprendido e aplicado, com a graça divina e a dedicação humana.


Muitas pessoas que conheci esse ano, muitas que conheci melhor somente esse ano, muitos novos amigos que entram pra lista daqueles que ficam para a eternidade. Grandes sras. e srs. deste mundo, que a gente não sabe bem pq, mas sente que são pessoas especiais, aquelas pra quem vc paga pau, aquelas em quem vc põe fé, aquelas que vc percebe de alguma forma que em breve serão brilhantes profissionais/artistas/o que quer que seja que forem fazer, pq são cidadãos iluminados.

Esse foi o ano em que mais coloquei em prática tantos planos que há muito tenho comigo mesmo. O ano em que mais abri minha cabeça e revi meus conceitos para reciclar dentro de mim aquelas velhas idéias que já não servem mais, aquelas que talvez fizessem sentido quando eu tinha 15 anos, que hoje com 21 já não têm mais sentido.

Nesse ano eu comecei a fazer academia, iniciei tratamentos, mudei meu visual, renovei meu guarda-roupa, dei um trato na minha mente, saí mais, bebi mais (agora parei :P), senti mais e pensei um pouco menos...

Fiz muita merda, muita cagada, falei muita asneira, coisas que me dão a maior vergonha só de lembrar aqui comigo mesmo (e eu devo ficar um pimentão qdo faço isso, nunca conferi no espelho :P)... Fiz mesmo, com gosto :)! O gosto de ter tentado, testado e aprendido com o resultado. Tirei a dúvida, tirei a prova, arrisquei, tive pequenas conseqüências e enormes aprendizados.

Descobri que eu não sou tão chato quanto eu pensava, não sou tão "mau" quanto eu pensava, não sou tão inerte quanto eu pensava, não sou tão estranho quanto eu pensava... Enfim, descobri que eu não sou bem como eu pensava :)!

Relembrei e relembraram-me que realmente eu sou tão honesto, sincero, calmo, solidário, eficiente, simpático, inteligente e agradável quanto eu pensava! E sim, temos que nos elogiar mesmo! Tanto uns aos outros quanto nós a nós mesmos. Ouvir coisas boas faz bem, e dizê-las tb!

Esse ano concretizei muitas das minhas teorias sobre a vida. Esse ano descobri que tinha um monte de coisas sobre as quais eu estava errado, outro monte de coisas sobre as quais eu estava certo, e outro monte de coisas sobre as quais eu estava quase certo! Bastava adaptar a idéia à realidade...

Esse ano descobri maneiras de driblar a depressão. Descobri que nosso estado de espírito é a gente que controla, nossa vida é a gente que controla, nossa felicidade é a gente que controla. E que dispomos de meios para passar de um estado emocional a outro, simples assim. E que, aconteça o que acontecer, a família e os amigos fiéis tão aí, sempre disponíveis pra te dar apoio qdo vc precisa. E que por mais foda que seja uma situação, na pior das hipóteses é uma simples questão de tempo. A vida exigirá paciência de vc. Ofereça isso a ela e ela lhe retribuirá generosamente.

Aprendi que nem todos os nossos ideais anti-capitalistas, anti-injustiças etc e talz são aplicáveis na vida nossa do dia-a-dia. Nem todo mundo está interessado em desfazer-se dos seus bens valiosos ou mudar seus hábitos da noite pro dia pq vc acredita que essas coisas implicam em desperdício para o ambiente. Aliás poucos estão. Com esses poucos vc pode expor seu ponto de vista de forma mais aberta. Com os outros vc pode conviver pacificamente e ver o que pode fazer no longo prazo. E, quando nada puder fazer, simplesmente lembrar-se de que não se ganha sempre nessa vida. O importante é continuar agindo quando vc puder, contentando-se quando não puder.

Aprendi que na vida tudo de fato é uma questão de equilíbrio, como eu já suspeitava. Porém até o equilíbrio tem seus limites :)! Equilibrado demais não é equilibrado. E eu graças a Deus tive a oportunidade de observar tudo isso na prática, acontecendo na minha cara. Podendo ver as conseqüências e a diferença que faz qdo vc toma uma atitude diferente. E percebi que eu tinha mania de equilíbrio, e consegui inciar a mudança.

Aprendi que o tempo das pessoas é valioso. Que qq assunto, QQ ASSUNTO, é bom que seja passado de forma clara, simples, divertida, interessante. E que POR MAIS INTERESSANTE que seja um assunto, se vc repeti-lo demais ele fatalmente fica chato. (obs: este post não tem a menor intenção de ser conciso :P)

Esse ano aprendi uma infinidade de coisas simples pelas quais anseava demais por entender melhor, e hoje entendo. Hoje posso dizer que recuperei anos e anos da minha vida de excesso de filosofias avançadas e pouco espaço para o lado prático da vida.


Enfim...

2007, um ano memorabilíssimo na vida de um André.

2008 vem aí, que traga a continuidade dos maravilhosos processos iniciados em 2007 e uma porrada de coisas boas para todo mundo!

Um sincero abraço a todos os que fazem parte da minha vida. Amo todos vcs :).

3 comentários:

Ariadne disse...

Mudou bastante né? Parabéns... beijos e saudades!
Ah... Feliz 2008 ;)

Darth Vader disse...

MUito legal !!
http://pacovio.blogspot.com

Andreh disse...

Fala Fih!!!!

Cara tava eu aki vendo o blog do Fozzy e fazendo outras coisas... q naum vem ao casoa gora... xD heheh

qdo eu vi o seu Blog...
cara q dah hora! qdo eu li esse seu ultimo post o lembrei d mim e das merdas q fiz... e m arrependo agora por naum ter trocado uma idéia mais forte com vc sobre vários assuntos... a vida sendo como principal... o qto eu perdi d ter feito algo melhor... e das merdas q fiz...
Assim como vc eu mudei... aprendi... e espero poder um dia trocar melhores ideias sobre qq coisa... ^^

cara um gde abraço pra vc e td d bom!!!!

ateh um dia cara!!!

Abraços Fih!!