sábado, 21 de julho de 2012

Saber que não sabe

Lidar com a dúvida dá muito mais trabalho do que com a certeza.

Mas, na vida, existem muito mais dúvidas do que certezas. Aí, o que alguns fazem é fingir que certas dúvidas não existem, fingir que são certezas. Aí, o que alguns outros fazem é ir na onda desses primeiros. E fica todo mundo se sentindo feliz e seguro.

E iludido.

É muito mais produtivo aceitar logo de cara as incertezas da vida, diminuindo a arrogância e aumentando a humildade. A humildade é extremamente poderosa, ela te deixa de olhos abertos. A arrogância ofusca, ela aumenta os riscos de erro ao fingir minimizá-los. "Eu manjo pra caramba disso, então eu sei que vai ser de tal jeito". Parece lindo, fica ótimo num discurso, convence todos os superiores na hierarquia. E é sólido como água.

A humildade faz meio que o contrário, ela logo põe na mesa os riscos de forma clara e compartilha-os. Depois, ela abre para discussão e aponta alguns caminhos tidos como os mais propensos a dar certo, sem dar garantia nenhuma.

A vida não nos dá garantia nenhuma. Quem somos nós pra dar alguma?

Tem nego que diz que tá provado que Deus não existe. Tem nego que diz que tá provado que Deus existe. E fica essa batalha de egos, bem típicas de Facebook, e ninguém chega a lugar nenhum.

Meu, por que todo mundo não admite que não sabe e pronto? É feio não saber? Claro que não. Feio é não saber que não sabe!

Quem sabe que não sabe vai com uma postura muito melhor, com uma cabeça muito mais aberta, com uma chance muito maior de acertar. Por quê? Porque esses vão buscar saber. E acabam sabendo mesmo, porque foram atrás de saber.

Quem acha que já sabe costuma não considerar direito a possibilidade de estar errado, costuma não se adaptar bem a mudanças, que são inevitáveis.

Mas, como eu disse, lidar com a dúvida dá muito mais trabalho do que com a certeza. Exige mais estrutura, mais calma, menos necessidade de sensação de segurança... E por aí vai.

Nenhum comentário: