sábado, 24 de novembro de 2012

Detalhes tão pequenos e grandões

Sempre fui considerado detalhista. Principalmente por mim mesmo.

Eu realmente sou um cara detalhista, e isso é uma característica marcante minha.

Mas, nos últimos anos, andei percebendo vários fatos interessantes sobre os detalhes. Esses fatos aplicam-se totalmente a desenvolvimento de software, assim como a muitas outras coisas.

1) É muito mais fácil aprimorar um detalhe do que um negócio inteiro. A galera que gosta de melhoria contínua deve ter isso bem vivo em mente. Melhorias gigantes não são feitas da noite pro dia. Melhorias minúsculas, sim. Aliás, você consegue fazer UM MONTE delas da noite pro dia. Resultado? Satisfação, motivação, experiência, aprendizado. Excelentes ingredientes para uma mudança maior.

2) Produtos de enorme sucesso são extremamente bem acabados. Se você pretende na sua vida criar alguma coisa realmente muito marcante para as pessoas desse mundo, seja para vender ou não, atente para os detalhes. Grandes músicos fizeram isso, grandes designers fizeram isso, grandes desenvolvedores, professores, cineastas, escritores etc. fizeram isso. O "efeito novidade" perde o encanto rapidamente. Os detalhes ficam.

3) Certas coisas são detalhes hoje, mas serão a parte principal amanhã. Hoje, "deixar tal coisa mais bonitinha" não fará diferença. Amanhã, quando o seu projeto for gigante, aquela coisa terá servido de inspiração para a criação de um monte de outras. Parta de uma base tosquinha mantendo o padrão e terá um resultado final toscaço. Parta de uma base bonitinha mantendo o padrão e terá um resultado final maravilhoso.


Por muito tempo, eu estive cansado de ser detalhista. Ficava brigando comigo mesmo, tentando colocar na cabeça que ser detalhista só atrasaria a minha vida.

A verdade é que, mesmo cansado, eu nunca consegui mudar muito isso, pois sempre adorei os detalhes. Hoje, cansei de estar cansado disso :).

Enxerguei o verdadeiro valor e potencial dos detalhes. Enxerguei que eles te levam muito mais longe do que apenas "ajeitar um negocinho aqui". Eles te fazem repensar sua vida inteira, só que eles fazem isso devagar, então você às vezes nem percebe. Quando vê, tudo já mudou.

É porque não mudou de uma hora para a outra, porque nada que é gigante muda de uma hora para a outra. Então, na próxima vez em que alguém virar pra você e falar "O mundo é assim mesmo e tal coisa nunca vai mudar", pergunte para ela quantas pequenas mudanças ela tem feito na sua própria vida. Se a resposta for nenhuma, confirme com todas as letras: "Hm, você tem toda a razão!".

Nenhum comentário: