domingo, 17 de maio de 2009

Se liga aí, se liga lá, se liga então...


Folha Online, 15/05/2009

O deputado Fernando Marroni (PT-RS), por exemplo, é um dos que defendem o terceiro mandato de Lula, informa o "Painel".

"Não posso me conformar que as leis impeçam que tenha continuidade a liderança desse homem. São poucos os líderes no mundo. De vez em quando surge um gênio. Esse é um gênio brasileiro", disse o deputado na tribuna da Câmara.

Normalmente pra uma fala dessas eu simplesmente diria "meu... sem comentários". Mas vou preferir comentar dessa vez.

Terceiro mandato de Lula... E eu que achava que esse disparate já estava descartado. De repente vou ler a notícia e descubro que existem ainda sem-noções que consideram fortemente essa possibilidade. E que ainda têm a cara-de-pau de dizer que "as leis estão impedindo a liderança desse homem", ohhh... Que leis mais sacanas, né... Estão lá SÓ pra impedir o Lula de se reeleger. E ainda chama o cara de gênio... Um gênio brasileiro.

Foge ao escopo desse post discutir sobre o governo que o Lula fez/faz. Só sei de uma coisa: essa lei mencionada, DEMOCRÁTICA por sinal, serve justamente para impedir que algum engraçadinho comece a ficar com poder demais, de modo que consiga se reeleger indefinidamente e que a coisa se torne uma ditadura na prática ("aí vem o Chávez, Chávez, Chávez...").

Não interessa se é o Lula. Não interessa se é o FHC. Podia ser o Papa, não interessa, NINGUÉM pode ter o direito de se reeleger indefinidamente numa democracia. 3 mandatos que fossem já seriam demais pra cabeça de qq um. Se o PT quer se reelger, tente-o com outro candidato, como todo mundo.


Imagino que tudo isso que eu disse acima já seja meio óbvio para todos. Agora vou falar sobre outra coisa.


Vamos analisar o discurso desse ser aí, o deputado Fernando Marroni. Olha o que que o cara fala... Que "as leis estão impedindo a liderança desse homem", "que esse cara é um líder", e que ainda por cima "é um líder BRASILEIRO"!!

Eu fico impressionado com esse tipo de discurso... Os caras não dão UM ÚNICO argumento de verdade, só falam coisas vagas que cativam as pessoas pela emoção... Movem as pessoas que não pensam antes de fazer suas escolhas a escolher aquilo que eles (os que discursam) querem. É incrível como a emoção está sempre muito mais presente do que a razão nessas coisas... Só que a emoção não faz nenhum milagre. Numa escolha como "em que candidato a presidente vou votar?", não existe "vou votar no mais bonitinho" ou "no mais legal". Cacilda meu, se liga né???? Vc tá botando um cara que vai governar o seu país, meu... Vc tá tomando a decisão da sua vida e da vida de todo mundo para os próximos 4 anos... Pensa direito antes de agir. Num fica dando ouvidos prum mané que consegue falar uma taxa tão alta de besteiras por palavra. Pense pela sua própria cabeça. Escolha a dedo o seu candidato.

E isso não é só em política não. Preste sempre muita atenção nos discursos de TODAS as pessoas. Procure a intenção que elas têm naquilo que dizem. Procure a base real que tem (ou não) naquilo que ela está falando. Muitas vezes não tem NENHUMA, e se a gente não para pra pensar, pode acabar indo na dela sem nem se tocar.

3 comentários:

Lehilton disse...

Oi Fi. Como se diz, concordo em gênero, número e (de)grau! Mas até onde sei esse deputado aí anh.... viajou na maionese. A nota mais recente que encontrei é essa: http://www.pt.org.br/portalpt/index.php?option=com_content&task=view&id=71278&Itemid=320 . Não creio que a posição tenha sido mudada desde então, mas nunca se sabe ;)

andrezza gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
andrezza gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.