domingo, 12 de agosto de 2012

Reinventando a roda

Estou ouvindo agora o Nerdcast 320, e lá pelo 1h14min eles falam algo sobre "fazer upload da sua consciência para outro planeta, já que o ser humano não aguentaria uma viagem para Marte".

Colocado assim, o contexto parece meio absurdo. Mas vamos deixá-lo um pouco de lado. Vamos considerar apenas essa ideia de "o que é que a gente será capaz de fazer no futuro com o avanço da tecnologia?", "quais problemas conseguiremos resolver?" etc.

Eu fico ouvindo essas paradas aí e fico pensando... Até quando a gente vai ficar achando que sabe resolver os problemas do mundo melhor que a natureza?

Vc com ctz já ouviu falar no tanto de lixo, esgoto, poluentes etc. que nossas cidades geram. Isso, em grande parte, é devido à quantidade de gente que existe no mundo. No entanto, será que esse realmente é o único motivo da existência desse problema?

O que ninguém fala é o seguinte: vc já parou pra pensar em como as coisas funcionavam quando não existiam as cidades imensas que a gente conhece hoje? Você já parou pra pensar em como funcionam as coisas, por exemplo, numa floresta? Quanto se produz, quanto se consome, quanto é realmente necessário e para onde vai tudo o que é produzido e consumido?


Não sou especialista no assunto, mas não precisa muito para imaginar o quanto funciona melhor do que o que conhecemos do cotidiano urbano. Matéria orgânica natural é biodegradável. Ela entra no ciclo da decomposição e passa a fazer parte de outros seres. Sim, alguns dos seus átomos com certeza já fizeram parte de plantas e animais! A natureza já resolveu esse problema.

Mas aí, vai lá o ser humano e inventa, por exemplo, o plástico. Inventa de extrair petróleo. Inventa os pigmentos químicos de origem sei lá qual. Aí, mistura tudo isso, inventa um monte de bagulho tóxico e que não se decompõe na natureza. Depois de um tempo, começa a usar paradas assim para produzir eletrônicos. Depois, enfia na cabeça da população a necessidade de consumir eletrônicos desesperadamente. (estou pretensiosamente resumindo em um parágrafo alguns séculos ou milênios de história :P)

Pronto. Agora, temos uma sociedade consumista e produtora de toneladas de lixo tóxico, lembrando que os eletrônicos são só um exemplo, tem muito mais coisa.

Considerando-nos superiores à natureza, resolvemos bolar nossas próprias soluções para esses problemas: aterros sanitários, reciclagem, exportação de lixo para países subdesenvolvidos... Ótimas soluções, não? Super eficazes.


Isso acontece DIRETO. Vivemos tentando solucionar problemas que na verdade não existem, ou melhor, que não deveriam existir, e que não existiam até o ser humano ir lá e criá-los.

Mas o grande problema não é esse. Errar é humano, já diz o ditado. O problema é insistir no erro. Meu... Não é mandando todo mundo pra Marte que nós vamos reparar todos os erros que cometemos nesse planeta.

Pode até ser que, na prática, a única solução seja começar uma sociedade de novo mesmo, do zero. A questão é: mesmo que a gente comece tudo de novo, só vai dar certo se a gente mudar nossa mentalidade. Mudando nossa mentalidade, temos a chance de chegar na melhor solução possível para qualquer problema, que é NÃO TER o problema.

Tem gente que parece ter uma dificuldade enorme de entender isso e lidar com isso. Tem gente para quem parece absurda a ideia de eliminar um problema, tal é o envolvimento dela com a atividade de dar um jeito nas consequências dele. É tipo um bombeiro todo dia tendo que apagar um incêndio: se você resolve o problema que estava causando o incêndio e agora ele não acontece mais, o trabalho desse bombeiro, nesse contexto, torna-se desnecessário. Seria isso ruim, porque "ele perde o emprego"? Claro que não, isso é ótimo!! Agora ele poderá se dedicar a alguma outra atividade mais importante do que ficar reparando os erros dos outros. Mas isso depende de ele se dispor a mudar de atividade, o que muitas vezes não acontece.

Da mesma forma, será mesmo que "precisamos resolver o problema da quantidade de lixo produzida"? Será que essa é realmente a questão, ou será que a questão mais importante mesmo é: por que é que existe o problema do lixo? Quais são os motivos da existência desse e de outros problemas? Será que ficar tomando remedinho pra resfriado toda semana a gente está se curando do verdadeiro mal, ou estamos apenas tapando o sol com a peneira?


Quando vamos desenvolver software, ninguém em sã consciência resolve tudo do zero. Você reaproveita soluções prontas, e economiza muito com isso: tempo, dinheiro, dores de cabeça... Alguém já teve aquele problema antes de você, já estudou-o e, muitas vezes, resolveu-o muito bem. Tem até bordão pra isso: "não reinvente a roda".

Infelizmente, não vejo muito essa lição sendo aplicada com relação à natureza. Ela já resolveu muitos, MUITOS problemas. A natureza é uma coisa maravilhosa. Observando-a, podemos notar muitos padrões, que se repetem no micro e no macro, em tudo quanto é lugar e ocasião (vide a proporção áurea, por exemplo). Podemos aprender muito com os fenômenos naturais, obtendo inspiração para solucionar vários problemas, seja na área de software, urbanismo, arte, sociedade ou quaisquer outras. Só que não existe um GitHub dela já com tudo prontinho pra ser consultado e baixado: precisamos de um pouco mais de sensibilidade do que isso para captarmos essas ideias e apreciar seu verdadeiro valor.

(Ops, na verdade, acabei de acessar https://github.com/natureza e na verdade existe! Só que não tem nenhum repositório, então continuamos na mesma :P)


Nenhum comentário: